A enfermeira Doutora Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, vice-presidente da Red de Enfermería Practica Avanzada de Latino-America y el Caribe, e professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Biociências e Saúde, do campus Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, recebeu da Associação Americana de Enfermeiros de Prática Avançada – AANP, durante a International Advanced Practice Nurse Conference, a qual ocorreu de 20 a 25 de junho de 2023, em NEW ORLEANS, LOUISIANA, EUA, a comenda de embaixadora internacional da AANP.

A conferência da AANP é uma das maiores do mundo para enfermeiros de prática avançada, com milhares de nurse practitioners presentes e mais de 400 sessões educativas e oficinas. Os embaixadores escolhidos, participam da conferência completa e dos encontros selecionados dentro da conferência, além de refletir e publicar sobre a experiência. Ainda, representam a AANP em seus países após receber a homenagem.

Para ser escolhida embaixadora da AANP, os requisitos contemplados foram: ser enfermeiro que trabalhe em função da prática avançada, que resida em um país com prática avançada emergente ou desenvolvida; ser um cidadão estrangeiro e fluente em inglês escrito e falado; descrever como as informações sobre a experiência da conferência serão compartilhadas no país de origem do candidato, ou seja, apresentações, reuniões, comunicados à imprensa, etc.; ser um membro atual da AANP ou estar disposto a se tornar um membro; estar disposto a escrever um pequeno artigo ou outra submissão escrita sobre a experiência da conferência e de ser embaixadora da AANP.

Além do Brasil, somente outros quatro países receberam a homenagem, foram eles, Chile, Austrália, Netherlands e Quênia. A professora Beatriz Toso é a segunda enfermeira brasileira a receber a honraria de ser embaixadora internacional da AANP, um programa que existe desde 2017.

Profª. Dra. Beatriz Toso com a medalha e o certificado de embaixadora da AANP

Profª. Dra. Beatriz Toso apresentando a sua experiência no Brasil para implementar a PAE